terça-feira, 29 de março de 2011

Papo sério

08.12.2010
Hoje fiquei especialmente brava enquanto via o jornal. não só pelo que era dito na notícia, como por uma série de pensamentos ultra clichês (porém não menos verdadeiros) que me ocorreram.

Desnecessário dizer que tem a ver com o mais novo fura da mídia brasileira: a garota morta após receber vasilina na veia. Cara, foi só ouvir aquilo, que lembrei daquela substância lisérrima, oleosa, que eu usava nas forminhas de bisquit, quando me aventurei no artesanato. Depois imagine aquilo sendo injetado em mim, e senti o braço dormente. Só então resolvi pensar em flores e passarinhos.

Mas, além da revolta, fiquei furiosa comigo mesma. 

Por quê? Pelo simples fato de me chocar tanto com uma notícia por vez, e logo logo esquecer dela. Algo que marca muito, em um momento, vira alvo de conversas, protesto, tudo!, mas logo é esquecido. 

Alguém aí se lembra de João Hélio dos Santos? Pois é, aquele garoto arrastado até a morte, que mobilizou o país por alguns meses, e hoje não é nem mais citado. Ou, ainda mais recente, a garotinha Isabela Nardoni, aquele atirada pela janela. Quem não esbravejou a respeito, formou opiniões, entrou em comunidades no Orkut, e hoje ignora o fato?

CONFORMISMO!

É esse o nome dado a nossa volubilidade, esses arroubos passageiros e facilmente ignoráveis. Conformismo, alienação, volubilidade, ou simplesmente idiotice. Ou alguém é capaz de defender nossa falta de memória? Ou pior, se sentir ofendido com o que está lendo? IDIOTA SIM!

Ah, pensam que eu cheguei no pior? Muito pelo contrário. Ainda há a máquina movida a escândalos, a violência e abusos de todo tipo: a nossa tão amada e idolatrada mídia! Ou alguém ousa dizer que não se delicia internamente com as gafes da alta sociedade ou os absurdos dos políticos? Pois é, aquelas mesmas pessoas que você volta a por no poder, sempre com mais votos e influência.

O que são, porém, os governantes, perto dos jornais, que lucram milhões por causa do sofrimento de seres humanos? Posso imaginar até uma tabela de preços, tipo:


Menina de 10 anos estuprada pelo padrasto engravida  ------------------------------------------------ 100 milhões

Serial killer assusta cidadãos do interior  --------------------------------------------------------------------   45 milhões

Helicóptero é derrubado por traficantes  ----------------------------------------------------------------------  75 milhões

Princesa Diana morre por culpa de paparazzis ------------------------------------------------------------ 500 milhões

Jliana Paes posa nua!  -------------------------------------------------------------------------------------------- 1 bilhão 


E vamos divertir o povo! Criemos um Panis et Circencis moderno, só que com armas de fogo ao invés de leões e gladiadores!

Vamos lucrar, e manter ativo o sistema!

Quantos não sofrem, todos os dias, abusos piores do que aqueles que tanto nos chocam? Quantos não morrem de fome, por balas perdidas, pelo abandono? Quantas muhleres não são agredidas em casa? Quantas crianças não são estupradas? E quantos bons exemplos não são ignorados?

Liberdade sim! Mas liberdade com consciência. Pare de se preocupar tanto com a modelo que mostrou a bunda na Playboy, e pesquise sobre as instituições que procuram voluntários. Tente, só tente, mudar o SEU mundo. Não tente salvar a Amazônia sem ter nem ao menos regado a sua samambaia.

Até um mundo melhor, ou com toda a certeza muito antes.


 

Tchau!
postado por Sah M M, às 00:32

Nenhum comentário:

Postar um comentário